"Amor é a capacidade de cuidar, proteger, nutrir. Se você não é capaz de gerar este tipo de energia para si mesmo, se você não é capaz de cuidar de si mesmo, de se nutrir, de se proteger, é muito difícil cuidar de outra pessoa."
Thich Nhat Hanh
A proposta do blog é pinçar o cotididano da vida que possa nos remeter algum tipo de reflexão compassiva em prol dos seres.
Engraçado, isso. Ontem estava muito triste e fiquei pensando em ter pena de mim mesma. Aí, me lembrei que o nome que se dá a isso é auto comiseração, auto piedade ou papel de vítima. Da última vez em que esteve aqui, Lama Tsering falou prá gente descer da cadeira de vítima. Mas, se não experimentamos um determinado sofrimento ou o desconforto do samsara, como geraremos compaixão? Seu texto dá o que se pensar. Beijos. Saudades de você, trem! Ana Carmen.
ResponderExcluirQuerida amiga,
ResponderExcluirVitimologia é uma doença grave! Para sair dela basta a gente observar a nossa mente com atenção plena, e, ainda, olhar para os lados e perceber tanto sofrimento maior que o nosso. Após, devemos contemplar a impermanência que tudo permeia e agradecer o pouco que temos, que na verdade, já é tudo.
Álias, esses dias devido ao acidente da Air France podemos contemplar tudo isso com mais ênfase.
sds
abs búdicos,
Elizabeth Santos