domingo, 18 de abril de 2010

Quando o Dragão engoliu o Sol

Por que o Tibete ainda não conquistou sua independência? O que impede que seu movimento de libertação avance? Após sete anos em produção, o documentário Quando o Dragão engoliu o Sol investiga essas questões para buscar compreender por que ainda existem questões como a causa tibetana, que o mundo se mostra incapaz de resolver, e o que pode ser feito para erradicá-las.
Quando o Dragão engoliu o Sol apresenta pela primeira vez a perspectiva do próprio movimento tibetano de libertação do Tibete, seus conflitos internos e suas contradições.
Como escreve Dirk Simon, diretor e produtor do filme: “Muitos ocidentais têm acesso apenas a um clichê, e não à realidade dos tibetanos dentro e fora do Tibete. Mesmo no que diz respeito ao movimento tibetano de libertação, a maioria acredita saber o que está se passando. Mas o movimento político de libertação do Tibete vem sendo corrompido pela rotina e por interesses pessoais. Mesmo hoje, após 50 anos de esforços do 14.o Dalai-Lama para democratizar a comunidade no exílio, instalar um Parlamento e convocar eleições, os tibetanos no exílio ainda lutam com o conceito de tomarem suas próprias decisões políticas e muitas vezes ainda preferem apenas seguir o Dalai-Lama — o que traz consequências trágicas”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.
Responderei assim que possível.
Grata pela visita!